16 de março de 2012

É PIOLHO MESMO!!!!!

Uma das situações mais  peculiares pela qual já passei é quando eu tenho que informar alguém muito abastado, chique ou culto que seu filho tem piolho ou sarna. Imediatamente a cara de paisagem se torna em facies de terror e em seguida de descrença!

- Não pode ser, doutora. Meu filho não pode ter piolho!

E a dúvida pende sobre sua cabeça como uma espada. Na primeira vez que isso aconteceu, juro que até eu repensei se seria mesmo piolho, tamanho o espanto dos pais. Mas era piolho mesmo.

 É sempre assim.  Não que eu queira achar alguma criança sarnenta ou piolhenta, mas porque essas coisas de fato acontecem. Com todas as crianças. TODAS. Seja rico ou seja pobre  o piolho é um dos parasitas mais democráticos que exitem.

Achar que piolho e sarna são doenças de pobre, é um erro comum. Assim como algumas pessoas preferem ter câncer a ter AIDS , meu filho não pode ter piolho. Imediatamente, vem alguma explicação plausível e preconceituosa não solicitada: "deve ter sido da babá", "não falei que aquela escola não era boa", "por isso não gosto que tenha amigos no condomínio", "isso é coisa daquela tua sobrinha", "mas ele lava a cabeça todo dia, doutor".... e assim vai.

Muito prazer, o piolho!
Piolho é um inseto parasita  que habita o couro cabeludo dos mamíferos e está ali para chupar o seu sangue e de sua família (como qualquer  parasita que você conhece).

É uma doença altamente contagiosa que se pega por contato, seja com a pessoa afetada ou com objetos dela. Piolho não voa nem salta, mas pode estar em pentes (atenção para os salões de cabeleireiros), escovas de cabelo, toalhas, tocas, bonés, chapéus, sofás, bichos de pelúcia, almofadas e assim por diante.

Uma vez infestado, o indivíduo dá o seu sangue para alimentar aquele voraz animal e seus descendentes que vão se multiplicar feito loucos na sua cabeça.

Shhh, as lêndeas estão dormindo.
Depois de copular , coloca seus ovos (as famosas lêndeas) coladas próximas ao couro cabeludo para que, quando nasçam, seus filhotes possam achar rapidamente a fonte do alimento que precisam, ou seja, seu sangue. As lêndeas são fixadas com uma espécie de cimento que é dificilmente retirada do cabelo pela simples tração.

Não adianta botar a culpa na coitada da cachorra, pois o piolho humano dá só no cabelo de... humanos!

Quando suspeitar?
O indíviduo (criança, cônjuge, noiva, pai, avó, professora) coça a cabeça com muita frequência e tem a sensação de alguma coisa andando pela cabeça. Às vezes se queixa de sentir a cabeça pinicando ou mesmo sendo mordida. Isso é especialmente importante se ele frequenta ambientes de algomeração: escola, clubes, etc.

Como diagnosticar?
Só olhando mesmo.. Se você ver pontinhos brancos próximos à raiz do cabelo ou mesmo um insetinho como aquele ali em cima, BATATA! É piolho.

E como trata?
Existem medidas caseiras, usando óleos ou mesmo condicionadores de cabelo para sufocar o piolho (emplastrando a cabeça com a substância por algumas horas). Existem medicações específicas (inseticidas de uso próprio que vendem em qualquer farmácia). Existe uma cultura antiga de usar querosene, mas NÃO USE QUEROSENE, POIS É TÓXICO AO ORGANISMO!

Há remédios que só o seu pediatra pode passar! Não arrisque com remédios caseiros !!

E as lêndeas?
Bem, para arrancar as lêndeas, faça uma mistura de água e vinagre (meio a meio) e aplique nos cabelos. Depois de um tempinho de molho, o cimento das lêndeas estará amolecido, e você pode então tracionar com as unhas ou mesmo usar o pente fino que vende no camelô da esquina ou que vem na caixa dos remédios (a maioria já vem com um pente fino).

E depois?
Depois, é só festa. Lave todos os objetos e roupas (inclusive de cama), dos últimos 3 dias, do infestado.

Comunique a escola (sim, coragem), para que informe do assunto para outros pais - e exija discrição, porque podem usar a informação contra seu filho em forma de zoação ou mesmo bullying. Comunique as mães dos amiguinhos do condomínio.

"Cate a cabeça" de toda a família a cada 2 ou 3 dias, para detectar novas aparições.

Não tenha nojo, não diminua seu filho. Está vivo, está em comunidade, tem cabelo? Pode ter piolho!!!!




42 comentários:

dayse disse...

boa tarde doutora tenho uma linda menina de 5 anos e esta com algumas lendeas estou tratando com escabin queria saber o piolho coloca as lendeas e vai embora ou fica na cabeça pois naão achei nenhum piolho so as lendeas

Dra. Lucia Bossois disse...

mamãe....as lêndeas dão origem ao piolho e ficam agarradas nos fios de cabelo.Por esse motivo devemos usar àgua com vinagre(vai amolecer a liga que prende a lêndea ao cabelo)e o pente fino (para arrancar a lêndea do cabelo).Sem fazer isso não há cura!!!!!!

Daniela disse...

Dra, Boa noite! Sinceramente, já tive piolho,mas nunca tinha vista como eram... Minha mãe cuidou disso! E como agora eu sou mãe, por perceber que meu filho coçava muito a cabeça passei olhar sua cabeça mas atentamente.Nos primeiros dias não via nada. Porém hoje enxerguei os piolhos, porém, não achei a tradicional lêndia. Localizei o achei ser ovos, porém, não eram brancos e castanhos. Podem ser outro tipo de parasita?

Dra. Lucia Bossois disse...

EM PRINCIPIO, PELA SUA DESCRIÇÃO, PARECE SER MESMO PIOLHO. SENDO ASSIM É IMPORTANTE PROCURAR O MÉDICO PARA TERMOS CERTEZA E RECEBER O TRATAMENTO NECESSÁRIO.
ABRAÇOS LUCIA

Dra. Lucia Bossois disse...

EM PRINCIPIO, PELA SUA DESCRIÇÃO, PARECE SER MESMO PIOLHO. SENDO ASSIM É IMPORTANTE PROCURAR O MÉDICO PARA TERMOS CERTEZA E RECEBER O TRATAMENTO NECESSÁRIO.
ABRAÇOS LUCIA

Anônimo disse...

Doutora eu gostaria de sabe qual o melhor remedio para acabar com piolhos e lendias,eu gostaria muito que me responde-se essa pergunta o mais rapido possivel.MUITO OBRIGADA PELA SUA ATENÇÂO.

Priscila Ninaut disse...

Doutora fiz o procedimento do vinagre com creme, e depois usei o Escabin, depois passei o pente fino e saiu vários piolhos, depois passei o secador e a chapinha, e passei o pente novamente só saiu 1 piolho e as lêndeas sumiram só ficaram as secas, será que pode voltar de novo??

Dra. Lucia Bossois disse...

mamãe...continue passando o pente fino! Faça isso todos os dias!

LUCINEIDE disse...

Dra, já usei remédios para piolhos, e nunca consegui acabar com os piolhos de minha filha, eles se multiplicam rapidamente, o que devo fazer neste caso. existe algo no sangue, pois parece que ela tem sangue doce para piolhos. preciso de ajuda.

Dra. Lucia Bossois disse...

muita paciência e não desistir!!!! o sangue nada tem haver com o fato de sua filha ter facilidade de contrair piolhos! existe um remédio por via oral que o seu pediatra pode receitar! bjs

Anônimo disse...

Doutora, eu tenho os cabelos trançadinhos e nao posso passar pente fino pois meu cabelo é muito crespo oq eu faço?

Anônimo disse...

Olá doutora,
eu peguei piolho na escola. Fui na farmácia, e comprei um remédio. Tomei e passei o pente fino,mas mesmo assim não saiu. Então fui na farmácia, e comprei mais um remédio e continuei passando o pente fino. Mas mesmo assim nao funcionou. O que devo fazer?

Anônimo disse...

boa tarde doutora quero lhe pedir uma ajuda estou amamentando um bebe de 5 meses e estou com piolhos qual remedio posso usar mesmo amamentando pra acabar com isso obrigada

Anônimo disse...

olá estoou preocupada pois meu bebe de 2 meses esta com piolho nao sei oque fazer deve ter pego do primo, ja falei com a pediatra dele ela disse pra passar pente fino, mais será que tem algum shampoo ou oléo que de pra passa nele..
obrigada desde já

Anônimo disse...

Quem faz progressiva pode pegar piolhos?

Anônimo disse...

Boa tarde Doutora, a minha bebé tem lêndeas, está com 10 meses,o que posso fazer para acabar com as llêndeas, ajuda - me por favor.




Unknown disse...

Doutora to amamentando. E peguei piolho da minha enteada. Será que posso usar remedio parasitar esses piolhos.

Unknown disse...

Ou doutora tenho três filhas e o meu marido pegou um cachorinho.o problema e que ele está cheio de lendias?elas correm algum risco de saúde.

Anônimo disse...

Dr estou amamentando e peguei piolho sera que poço usar escabin ou a senhora pode me indicar alguma alternativa

SILVANIA FERREIRA disse...

Dra. Minha filha tem 5 meses posso fazer essa mistura com vinagre e água? ? Estou passando o pente de aço com óleo de cabelo para bebe mais ainda ficam algumas...me ajude minha bebê é muito pequena pra isso. ..to com o coração partido!

Anônimo disse...

Doutora eatou amamentando e meu filho está com dois meses eu peguei piolhos e já encontrei um na cabeça dele e vi algumas lêndeas oque eu faço estou apavorada eu posso fazer essa água e vinagre e passar nele será que não e muito forte por favor preciso de resposta com urgência

Unknown disse...

Boa tarde Doutora. Sou mãe de um bebê de três meses, amamento. Não sei como e onde peguei piolhos. Minha cabeça começou a coçar e achei que era por conta de estar com queda de cabelos devido a gravidez. Para minha surpresa hoje quando fui pentear os cabelos após o banho encontro piolhos. Não sei o que fazer, estou com medo do meu bebê se contaminar também. Isto é possível? Meu bebê é cabeludo. Como faço para acabar com essa praga? Posso tomar medicamento para isto?

Marcilene Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dr a minha filha está com cinco mêses e esta com lendeas mortas e vivas no cabelo o que eu faço? Será que ela pegou de alguém ?

Anônimo disse...

Boa noite doutora, vi umas postagens sem respostas e minha Dúvida é a mesma, peguei piolho mas estou amamentado, será que posso usar escabin? Minha filha de 9 meses pegou tambem, só posso usar nela a solução com vinagre? Obrigada. Priscila

Edite Maria disse...

minha filha tem 2anos e 4messe e estar com piolho qual o remédio bom para acabar

Unknown disse...

Dr meu filho tem apenas 2 meses e encontrei piolho na cabeça dele poso fz a mistura de água e vinagre

Tatiane Sousa disse...

Minha filha tem 1ano e4 meses,eo cabelo bem caheado,posso passar chapinha no cabelo dela?

Tatiane Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiane Sousa disse...

Minha filha tem 1ano e4 meses,eo cabelo bem caheado,posso passar chapinha no cabelo dela?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se uma criança q tem alergia a lactose pode tomar o comprimido p piolho?

Anônimo disse...

Boa tarde doutora a filha da minha enteada tem apenas 2 meses e pegou piolho oq fazer? pós a medica nao quis passar nada

Anônimo disse...

Boa Noite doutora tenho um menino de 2 anos e ele esta com algumas lêndeas, como faço para retira-las ???

Anônimo disse...

Olá, muito legal as dicas, o meu filho usa este spray repelente de piolho natural e nunca pegou piolho, usa sempre antes de ir para a escola ou brincar com outras crianças,
ele pode ser encontrado aqui
http://ispirato.wixsite.com/perfumes/repelente

Unknown disse...

E quem tem piolho e amamenta ?

Jackson Santos disse...

Claro q não kkk

adao Oliveira disse...

tenho uma linda filha que falta 3 meses para completar 4 aninhos.quero saber se posso usar vinagre para lavar sua cabecinha que esta infestado de piolho e lendias. eu sei que em adulto funciona muito bem mais em crianças dessa idade tenho medo. alguem pode me ajudar.??

Hilza Carmo disse...

Sou catadora de piolhos, moro na zona leste de SP. 11 984234492

Anônimo disse...

DR..
Meu filho tem dois meses e hj achei um piolho nele.
to assustada
oque fazer?

Unknown disse...

Dr, meu filho pegou piolho na escola, já passei shampoo a da no posto, já passei vinagre, já dei remédio , mas mesmo assim ele continua pegando e eles não morrem pelo fato de ter tomado remédio e ainda acho aqueles filhotinhos, estou preocupada pq eu cuida mas parece q tem país q não ligam aí o meu filho pega dinovo o q devo fazer.

Anônimo disse...

Boa noite estou amamentando e peguei piolho da minha filha o que posso tomar ou usar??

Unknown disse...

Doutora , meu filho tem 5 meses e quando estava dormindo percebi que não parava de coçar o cabelo ,dei uma olhada no local e achei um piolhao... Queria saber algo que posso passar no cabelo dele ... Não quero ser obrigada a corta ... Eu faço progressiva ,pinto o cabelo ,mas sei que não devo passar qualquer produto no meu miúdo...
Alguma solução não prejudicial a saúde do meu bebé?